Corpus Christi em Búzios

A tradicional exposição de tapetes de sal encanta quem visita a cidade durante o feriado.

  • tapete de sal

Famosa por atrair turistas do mundo inteiro, Búzios tem programação especial no feriado de Corpus Christi. A cidade amanhece com cerca de 70 tapetes de sal colorindo a Avenida José Bento Ribeiro Dantas, em Manguinhos. A beleza e o colorido do evento atrai a atenção de turistas e moradores de Búzios todos os anos. Cerca de 700 pessoas, entre elas alunos de escolas municipais e membros das pastorais da Igreja Católica são responsáveis pela confecção dos tapetes. Ainda como parte das comemorações, acontecem  a peregrinação que sai da Igreja de Santa Rita e culmina com a missa solene no final da tarde.

O evento acontece no mês de junho e é uma das mais tradicionais comemorações de Búzios.

Significado do dia de Corpus Christi:

  • corpus christi g

Corpus Christi é uma expressão latina que significa "Corpo de Cristo". É uma festa católica realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. As procissões pelas ruas são tradições, e são organizadas todos os anos pelas igrejas.

Corpus Christi surgiu surgiu no século XIII, quando a Igreja Católica sentiu a necessidade de reforçar a presença de Cristo no pão consagrado. A celebração foi instituída pelo Papa Urbano IV em 11 de agosto de 1264.

Nesta data, as ruas costumam ser todas enfeitadas com tapetes coloridos e com desenhos de inspiração religiosa. Esta tradição surgiu em Portugal, e veio para o Brasil com a chegada dos colonizadores. Para a confecção dos tapetes são utilizados materiais como serragem colorida, areia, flores, borra de café e outros.

Em Búzios esta tradição é mantida e organizada pela igreja de N.Sra. Desatadora dos Nós.